oquevisitar
oquevisitar
oquevisitar
oquevisitar

O rio Tâmega e a sua Ponte centenária


tamega1A ponte sobre o Tâmega data de 1882 e foi construída no reinado de D. Maria.
O rio Tâmega nasce em Verin, Espanha, estende-se por 165 km, atravessa o Norte de Portugal e vai desaguar em Entre-os-Rios no Douro. Ao longo do seu percurso, atravessa o centro de cidades como Chaves e Amarante.
De extrema importância para a terra, o rio Tâmega faz a fronteira entre Trás-os-Montes e o Minho, divide o distrito de Vila Real e de Braga e os Municípios de Mondim de Basto e de Celorico de Basto.
O histórico e sagrado Tâmega, marca física e espiritualmente quantos nasceram em Basto, desdobra-se em praias fluviais espetaculares, percursos de canoagem e desportos náuticos e ricos e incontáveis pesqueiros a seduzir os apaixonados das bogas, dos escalos, das trutas e das enguias.
Mondim deve muito da sua beleza ao rio Tâmega. Várias gerações de mondinenses por aqui se deleitaram transformando a zona de lazer da Ponte de Mondim, num dos locais mais emblemáticos da nossa terra. Fique para jantar à beira rio porque vale a pena. Organize um piquenique ou recorra ao snack-bar em funcionamento durante a época de Verão.

tamega2 tamega3 tamega4

Acesso
A 1 km do centro
Para quem chega a Mondim vindo do Porto, depois de atravessar a ponte, existe um acesso do lado esquerdo. É preferível deixar o carro estacionado e descer a pé.